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O que é API, como funciona, tipos e vantagens de integração com sistemas de dados

  • Netrin
  • 11 agosto 2021
  • Categoria: APIs, Blog
O que é API, como funciona, tipos e vantagens de integração com sistemas de dados

API é um acrônimo para Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicações, um conjunto de rotinas, protocolos e comandos que permite a comunicação entre softwares para que compartilhem funcionalidades e recursos. Entenda como funciona uma API.

O que você irá ler neste artigo

  • O que é API e qual a sua função?
  • Quais são os tipos de APIs?
  • Exemplos de aplicação de APIs
  • Por que integrar diferentes sistemas via APIs?
  • Vantagens de integrar APIs em sistemas:
  • Cuidados com a segurança de APIs
  • A Pandemia acelerou o uso de apis

O que é API e qual a sua função?

O conceito de API está ligado à rápida conexão de funções entre plataformas, ou seja, uma série de instruções disponíveis em linguagem de programação para que um software acrescente novas funcionalidades feitas por outro. Por exemplo, caso um desenvolvedor esteja criando um sistema para gerenciar pontos de venda, ele poderá ter acesso às APIs de aplicativos de navegação GPS, como Google Maps e Waze.

A função de uma API é simplificar o trabalho dos desenvolvedores, reduzindo tempo e esforço de desenvolvimento de novas aplicações. A partir das APIs, é possível criar novos softwares em um curto espaço de tempo, e esta nova perspectiva está mudando a forma de fazer negócios em todo o mundo.

Hoje, a maioria das experiências digitais já são gerenciadas por APIs. De acordo com levantamento da F5, o número de APIs públicas e privadas ultrapassa 200 milhões e, segundo Rajesh Narayanan, diretor sênior de tecnologia da F5. até 2031, o número chegará na casa dos bilhões.

Quais são os tipos de APIs?

Atualmente, existem diversos tipos de APIs para diferentes aplicações. Entender os tipos de APIs pode fazer toda a diferença na sua estratégia de negócio.

  • APIs abertas ou públicas
  • APIs privadas ou internas
  • APIs entre parceiros

Conheça um pouco mais sobre cada uma destas APIs e como são gerenciadas.

APIs abertas ou públicas

As APIs abertas, ou públicas, são as mais utilizadas por desenvolvedores em todo mundo. São desenvolvidas com o objetivo de transacionar facilmente dados em ambientes virtuais públicos. Geralmente são fáceis de integrar e o desenvolvedor recebe instruções diretamente no site da empresa fornecedora da API.

Exemplos de APIs abertas

  • Facebook
  • WhatsApp
  • Google Maps
  • Google Docs
  • YouTube
  • Slack
  • Trello
  • Climatempo
  • entre muitas outras!

APIs privadas ou internas

As APIs privadas são desenvolvidas para transacionar dados de forma interna, dentro do sistema de uma organização. Nem mesmo os consumidores têm acesso, apenas os desenvolvedores que, em geral, são os que gerenciam a API e não a compartilham com terceiros. As APIs internas são um grande passo para a transformação digital de uma empresa.

Exemplos de APIs privadas

  • APIs de Governo para Governo
  • Assistentes Virtuais (Siri, Alexa)
  • Internet Banking

API entre Parceiros

As APIs de parceiros são um meio termo entre as APIs abertas e as privadas. Uma API de parceiro envolve um objetivo estratégico em comum. Ou seja, há o interesse de duas empresas em transacionar informações entre seus sistemas. Para tanto, concede-se um acesso com permissões exclusivas a terceiros específicos para facilitar a parceria comercial. 

Exemplos de Aplicações de APIs entre parceiros

  • Um ERP que deseja automatizar a consulta de CNPJ
  • Um hospital que deseja acessar dados do Ministério da Saúde
  • Um CRM que precisa consumir dados de um ERP

Exemplos de aplicação de APIs?

Existem muitas aplicações que utilizam APIs. que operam sem que o usuário perceba:

  • Login rápido utilizando a rede social
  • Pagamento online
  • Emissão de notas fiscais
  • Busca e coleta de dados
  • Confirmação por SMS
  • Compartilhamento de conteúdo
  • Envio de e-mails direto do sistema
  • Gerenciar tarefas e organizar agendas

Em empresas com alto volume de uso de APIs se tornou comum para garantir a atualização de dados de forma automática em uma conexão entre duas plataformas, sem a necessidade de intervenção humana, o que resulta em menos erros e mais eficiência.

Veja também: Como o uso de dados se tornou valioso e relevante para as empresads


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VER CATÁLOGO DE APIS

Por que integrar diferentes sistemas via APIs?

No caso da Netrin, por exemplo, a API integra tarefas de consultas em diversos portais e preenche a informação automaticamente dentro do ERP, consulta a situação fiscal do cliente ou fornecedor de forma automatizada,  entre outras tarefas, visando aumentar a inteligência, a produtividade e a capacidade de inovação de um negócio.

A grande verdade é que as possibilidades são praticamente infinitas nessa interface entre diferentes sistemas. As empresas desenvolvem sistemas com um propósito, mas, por vezes, essa finalidade é subvertida e acaba funcionando de outra maneira. O que determina seu tipo de uso é a necessidade e a capacidade de encontrar soluções para os problemas enfrentados.

Em um mundo ideal, as soluções como os ERPs, que permitem uma visão integral da companhia, teriam integrações nativas para todas as funcionalidades. A integração nativa é considerada mais segura do que as APIs. Como se sabe, porém, nem sempre as possibilidades de trabalho são as ideais e muitas soluções precisam se integrar a outras plataformas para agregar novos serviços e funcionalidades.

Vantagens de integrar APIs em sistemas:

Confira algumas das principais vantagens de integras APIs em sistemas ERPs:

  • Economizar tempo e recursos em desenvolvimento
  • Promover a rápida transformação digital
  • Acelerar a criação de novos negócios
  • Conectar rapidamente soluções complexas de gestão
  • Promover a troca de informações e dados de forma constante
  • Promover uma cultura orientada por dados
  • Otimizar a governança de dados
  • Eliminar tarefas repetitivas

Por exemplo, a importância de uma API de Consultas de CNPJ é uma medida de segurança e compliance adotada por muitas organizações. Com o seu uso, é possível provar que foram realizadas as checagens necessárias para garantir que uma transação foi considerada idônea pelo fisco.

API é vantagem para o cliente e para o desenvolvedor!

Em muitos casos, as empresas apostam em direcionar o software para atender uma solução específica, seja por dificuldades de desenvolvimento, tempo, concorrência ou outros aspectos.

Nesse caso, a solução encontrada por muitas startups e companhias de tecnologia é garantir que sua plataforma ofereça a capacidade de se integrar via API a solução que está faltando. Esta postura vêm sendo adotada em todo mundo e facilita a construção de um ecossistema tecnológico que beneficia tanto a empresa quanto a comunidade de desenvolvedores, aumentando as oportunidades de negócios.

Cuidados com a regulação de APIs perante à LGPD

As APIs podem ter particularidades distintas, mas é importante que a companhia respeite os aspectos de compliance e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegendo informações sensíveis de pessoas físicas.

Veja também:

  • Entenda mais sobre a LGPD e o enriquecimento de dados
  • Como os ERPs são impactados pela LGPD

A pandemia acelerou o uso de APIs

Em um artigo na time, o editor-chefe e CEO da revista, Edward Felsenthal, afirmou que “toda companhia é, agora, uma empresa de tecnologia. A disrupção está apenas começando”. “O âmbito e a velocidade das mudanças não tiveram precedentes, acelerando a adaptação digital em 5 anos num período de 12 meses. Tudo que poderia ser digitalizado seguiu por esse caminho, da educação aos exercícios, do câmbio das moedas aos carros. Praticamente todo negócio se tornou uma companhia de tecnologia”, afirmou.

Pode soar exagerada a profecia de Felsenthal, mas é uma realidade. Nesse contexto, uma pesquisa do Instituto Gartner mostra que 90% das grandes organizações do planeta devem adotar rotinas de Robotic Process Automatization (RPA) no ano que vem. O uso de diferentes ferramentas acelera o uso de APIs, garantindo a interface entre os sistemas com os propósitos mais distintos.

Não à toa, o momento é de maior demanda para as empresas de tecnologia. No Brasil, por exemplo, já se fala de um “apagão na área de TI”, segundo site Correio Braziliense. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o segmento deve demandar 420 mil profissionais até 2024. Porém, podem não existir profissionais para preencher essas vagas.

Ou seja, o uso de APIs deve se tornar mais do que uma realidade em todo o país, seguindo uma tendência mundial.

Veja também

  • Consultas de CNPJ e QSA: automatize via API
  • O que é o saneamento de dados cadastrais e quais os benefícios?
  • O que é mais seguro para o SAP: API ou integração nativa?
  • Tecnologias e iniciativas digitais para o setor de compliance

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